Secretaria Municipal de Saúde

Secretário(a): Ranunce Santana Rocha – Formação: Graduação em Farmácia-Bioquímica

Telefone: (38) 3824-1185
E-mail: saude@riopardo.mg.gov.br
E-mail institucional: smsrioardodeminas@gmail.com 
Endereço: Rua Odílio Torres Costa, s/n

A Secretaria Municipal de Saúde, chefiada pelo Secretário Municipal, auxiliado pelo Secretário-Adjunto, compreende:

I – Departamento Municipal de Saúde, composto por:

a) Divisão de Administração, à qual estão subordinadas a Coordenadoria de Serviços Médico e a Coordenadoria de serviços Odontológicos;

b) Divisão de Planejamento, à qual estão subordinadas a Coordenadoria de Controle e A vali ação e a Coordenadoria de Informática;

c) Divisão de Vigilância Sanitária e Epidemiológica à qual estão subordinadas a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Saneamento;

VIII – elaborar e supervisionar a execução de programa de comunicação institucional voltado à Educação para a Saúde;

XIII – organizar, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, sistema informatizados de gerenciamento e controle das atividades da Secretaria Municipal de Saúde.

Serviços e Programas ofertados

É sempre um desafio a falar de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Pardo de Minas, se porta de uma estrutura organizacional, visando sempre alcançar os objetivos e melhoria da condição de vida da sua população.

Município de Rio Pardo de Minas, está dividido atualmente em 10 territórios de saúde, onde em cada um possui uma Unidade Básica de Saúde, com a Estratégia de Saúde da Família, sendo 06 Urbanas e 04 Rurais, com cobertura de 100%.

Os serviços que são ofertados a população na atividade domiciliar são realizados por equipes:

PSF

Unidos Venceremos I

PSF

Cidade Alta

PSF

Unidos

Venceremos II

PSF

Bonfim

PSF

Peri-Peri

PSF

Nova Aurora

PSF

Jardim

PSF

Entorno

PSF

Serra Nova

PSF

Moraes

Funcionários lotados na Secretaria Municipal de Saúde: 277

ESTRUTURA DAS REDES DE ASSISTÊNCIA

A atenção Básica é caracterizada por um conjunto de ações de saúde, em âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos e diagnósticos, tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Para dar suporte a Estratégia da Saúde da Família foi implantado o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no Município no mês de julho de 2008, composta pela equipe formada por:

01 Fisioterapeuta 01 Psicólogo 01 Assistente Social
01 Fonoaudiólogo 01 Nutricionista 01 Farmacêutico
01 Educador físico

É importante ressaltar que dentre os serviços, a APS do Município de Rio Pardo de Minas, possui uma comissão gestora, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que controla e valia os processos de trabalhos e indicadores sensíveis à APS e aos programas pactuados com o Estado e União, como PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade).

Clínica de Fisioterapia
A fisioterapia é um atendimento realizado pelo diagnóstico do fisioterapeuta, que analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar uma possível lesão

Centro de Atenção Psicossocial
A demanda de saúde mental que possuem cadastro atualmente é de 526 pacientes, sendo que esses são os de conhecimento das equipes e que buscam o tratamento.

Centros de Referência
Unidade Mista de Municipal de atendimento, onde são realizados atendimentos de referência em clínica médica, de pediatra, ginecologista e obstetrícia, cardiologista, fonoaudiologia, psicóloga, ortopedia, psiquiatria, fisioterapia e cirurgião geral.

Centro de Especialidades Odontológicas – CEO
Mantido pelo Programa Brasil Sorridente do Governo Federal, recursos estaduais e municipais atende as áreas de periodontia, cirurgia odontológica, endodontia, pacientes portadores de necessidades especiais e o laboratório de próteses dentarias.

Hospital Filantrópico
O município possui em sua Rede de Atenção à Saúde Prioritária um Hospital Filantrópico 100% SUS mantido pelo estado, união e com contribuição do município e da Associação Amigos de Rio Pardo, onde o mesmo possui 40 leitos.

Consórcio Intermunicipal de Saúde
O consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de urgência e emergência do Norte de Minas criado para dar suporte ao sistema de regulação e transferências de paciente do Sistema Único de Saúde.

Assistência Farmacêutica
A assistência Farmacêutica é realizada através do programa Farmácia de Todos, implantado no Município desde 2011, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde referência de serviços farmacêuticas para a população adstrita.

E dentre outros serviços, como:
Laboratório Municipal de Análises Clinicas
Setor de Epidemiologia
Vigilância em Saúde
Vigilância Sanitária
Vigilância Epidemiológica
Vigilância Ambiental
Vigilância a Saúde do trabalhador
Promoção da Saúde
Vigilância da Situação de Saúde
Controle Social

A saúde como resultante de inúmeros fatores, é um campo propício ao incontrolável, este fato também faz com que seus resultados estejam em constante interface com várias outras áreas. No entanto os esforços são a cada dia maiores para uma saúde melhor a população deste Município.

 

Comments are closed.

Close Search Window
Skip to content